quinta-feira, 30 de julho de 2009

Experiência com nagegadores GPS

Minha experiência com aparelhos de GPS, começou com o Apontador GPS.
No início eu adorei ele, mas com o tempo, vi que apesar dos mapas sempre estarem corretos, ele tem um problema crônico quanto sua antena. Para isso, eu adaptei um pigtail no aparelho com um fio descascado como antena, e usei ele por mais um tempo.
Só que ele tem um incoveniente: como ele é nacional, ele não tem mapas para fora do Brasil.

Daí, eu parti para a solução #2: um Nokia N800 com um GPS externo bluetooth chinês, comprado no dealextreme. Funciona a contento a solução. O software do N800 é pago, mas seus mapas podem ser baixados a qualquer hora que você esteja com conexão de wi-fi ou internet via celular. Usei essa solução por um tempo, principalmente quando viajei para Portugal e aluguei um carro. Paguei a licença para 15 dias (10EUR salvo engano) e usei na viagem. Eu também paguei a licença para 3 anos no Brasil e usei ele por uns 2 ou 3 meses.



O N800 começou a ficar de lado, depois que comprei o E71 que tem GPS/aGPS e veio com a licença para 1 ano de Nokia Maps.
Comecei a usar o E71 como GPS e também, dava para baixar mapas online a qualquer momento e pagar a licença quando em uso. Achei prático para um turista fora do país, novamente. Não usei mais o GPS do N800.



Depois, comprei o Nokia 5800 que só tem aGPS, e este também, com a versão 2.0 do Nokia Maps, ele me salvou em Praga/Cz, mas também, chegou horas que ele não tinha mapa para download em cidades pra lá de 100km de Praga, exceto as estradas principais. Que bom que eu estava com um amigo nativo, pois senão estava perdido.



Comecei a pensar que: quando necessário eu pagava cerca de 10 a 20EUR por um mapa ou outro ao invés de pagar 100EUR por uma licença de mapa de um GPS como o tomtom, garmim ou afim, sempre tendo mapas atualizados. Não carrego mais trambolhos. Ambos me levam nos locais que eu desejo.

Mas, como um gps portátil é sempre bom ter no carro, espero conseguir fazer uma modificação definitiva na antena do Apontador GPS para utilizá-lo dentro do Brasil, no carro. Isso já está de bom tamanho. De outro, acho que ter GPS em celulares ajuda, principalmente quando se está fora do país, ou a pé, fora do carro. Acho que não compensa comprar um mapa de um país que você vai usar somente em 10~30 dias quando estiver por lá. E como turista, a pé, o Google Maps, presente na maioria dos celulares com aGPS também ajuda a locomoção em centros. Geralmente você quer visitar um local ou outro e não sabe onde achar? - o Google maps acha, só com os custos da operadora (isso que mata, pois dependendo do país, os custos são baixos (ex: Portugal, Holanda, Chile). Dependendo do país, eles te torram mais do que no Brasil (ex: Rep. Tcheca, Itália).

Nenhum comentário:

Postar um comentário